quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Roy Willians & Nervous Records: O "Sam Phillips" do Psychobilly !



É praticamente impossível falar em música Rockabilly/Psychobilly dos anos '80 sem citar o nome do inglês Roy Willians e seu lendário selo Nervous Records !

Roy trabalhava como DJ em clubes londrinos, nos anos '70 ainda. A idéia de montar um selo independente surgiu durante a explosão do Punk. Alí Roy tirou proveito do que ele definiu como o "melhor nessa cena, que era a atitude ''do it yourself", já que o resto era muita porcaria ( lembrando que Roy era um Ted, e que é claro não morria de amores pelos punk rockers ).


Para sorte dele, excelentes estavam surgindo na mesma época - com uma proposta sonora nova - e não de somente copiar o que foi feito na década de '50. Tudo o que ele realmente queria ! O cara era um visionário, percebeu que alguma coisa estava acontecendo e que aquelas novas bandas era diferentes mesmo na atitude, e com muito potencial. Como Sam Phillips e sua Sun Records décadas antes...



Em 1978 assinou com a primeira banda, o Jets. E, no ano seguinte, lançou o clássico disco "Cult Heroes", do Polecats. Restless, Deltas, Ricochets, The Sharks, Rochée and the Sarnos, Get Smart, Blue Cats são alguns do primeiros nomes que gravaram seus discos na Nervous, ajudando a popularizar cada vez mais o selo. E Roy sempre antenado com tudo percebeu que outra parada nova começava realmente a agitar a cena inglesa: o Psychobilly.




Meteors já era um grande nome na cena inglesa com o lançamento do clássico absoluto "In Heaven". E isso obviamente acabou refletindo no som das próximas bandas. Roy não perdeu tempo e logo outras bandas Psycho's entraram para o cast da Nervous como Ricochets, Frenzy, Torment, Coffin Nails, Batmobile, Ratmen, Quakes, Skitzo, Pharaohs, Griswalds, Frantic Flinstones, Nekromantix e muitas outras ! Isso mostrava a visão de Roy, que ajudou a estruturar muito a cena com os lançamentos dos primeiros álbuns de grandes bandas assim como as clássicas coletâneas "Zorch Factor" ou "Hep Cat Hop". O resto todo é história já e daria um belo livro um dia !


Hoje em dia Roy sente que a missão está mais que cumprida. Não pretende, até esse momento, relançar nada em vinil do antigo catálogo do selo, nem em cd. Anda um pouco desapontado com o atual som Psycho, que segundo ele anda muito "punk" e nada "billy" (tem toda razão, Roy !! ). E acha bobeira todo esse culto ao vinil atualmente. Seus lançamentos pelo selo e ainda favoritos são o primeiro álbum do Restless, Blue Cats e o Buzz and the Flyers.


E por tudo que fez pelo rockabilly moderno e o psychobilly, Roy merece um destaque mais que especial na galeria dos nomes sagrados dos estilos, para sempre !!

E você pode saber mais a respeito de todos os lançamentos e história completa do Roy e Nervous no site da gravadora, que é:


http://www.nervous.co.uk/

*Alguns lançamentos da Nervous Records*











Nenhum comentário:

Postar um comentário