terça-feira, 23 de março de 2010

Rockabilly no Punk Rock !


Que a música e estilo Rockabilly são influências quase diretas em tudo que ouvimos hoje em dia no Rock'n'Roll não é nenhuma novidade. Resolvi escrever esse texto hoje, onde falo da conexão entre dois estilos que curto muito: Rockabilly e Punk Rock ! Na minha opinião, a maior virtude do Punk Rock ( veja bem, falo apenas da parte musical do Punk Rock, e não do conteúdo das suas letras, já que isso é bem complexo e merece uma outra matéria, e em outro lugar também...) é sua ligação direta com o Rockabilly no sentido de resgatar a simplicidade e originalidade de volta a música. Numa época em que a música vivia de exibições de técnicas inúteis, músicos, bandas, letras e capas de discos com inspiração nas drogas e suas " viagens ", e com canções durando até 20 minutos, com discos chegando a ter 3/4 faixas graças a duração do tempo, o Punk Rock colocou as coisas em ordem novamente !

E bandas que podem ser consideradas como as maiores do estilo, por centenas de motivos, tinham uma forte relação com o Rockabilly e sua atitude rebelde e não conformista: The Ramones, Sex Pistols e The Clash. Os Ramones sempre deixaram bem claro que sua intênção era resgatar o puro Rock'n'Roll, sua simplicidade no som e letras ( Chuck Berry por exemplo ) e fizeram do seu jeito, criando um estilo único e original. Sex Pistols tinha Sid Vicious, um fanático por Eddie Cochran ! Diz uma lenda que aquele cabelo arrepiado era pra ser um topete na verdade, mas que ele não conseguiu fazer o corte. Se isso é verdade ou não pouco importa, mas ele gravou 2 faixas, " C'mon Everybody " e " Something Else " do Eddie Cochran. Os Pistols também gravaram " Rock Around The Clock " de Bill Haley e " Johnny B. Goode " de Chuck Berry. E numa banda posterior aos Pistols, com dois ex-integrantes chamada The Professionals, regravaram " Baby I Don't Care ", que foi gravada por Elvis e também Buddy Holly. Johnny Rotten era sempre visto usando ternos ou creepers, que provavelmente deve ter irritado muito os Teddy Boys da época !

The Clash talvez seja a banda que resgatou melhor o espiríto do Rockabilly no Punk Rock, seja no som ou no visual. A gravação de " Brand New Cadillac " de Vince Taylor, no álbum " London Calling ", ficou eternizada mesmo pelo Clash, até hoje muita gente pensa que essa música é deles. Eles tem uma música chamada " Midnight Log " no álbum " Sandinista ", e que é um excelente Rockabilly ! E depois do final do Clash, Joe Strummer montou outra banda chamda " The Latino Rockabilly War ".

Obviamente existem muitas outras bandas que tinham um forte ligação com o Rockabilly, como o Generation X, banda do Billy Idol, que fez uma canção para o Elvis chamada " King Rocker ". E também vale lembrar do Mike Ness tanto em carreira solo quanto no Social Distortion nos Estados Unidos desde os anos '80 com sua mistura legítima de Punk e Rock'n'Roll. Mas resolvi falar apenas dessas 3 bandas em especial como as mais representativas na sua época. E logo mais vou escrever outra matéria, com as bandas de Neo Rockabilly que gravaram canções de bandas do Punk Rock !

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, eu também curto muito punk rock e rockabilly, Os ramones foram uma das primeiras bandas que eu gostei de escutar, e escuto até hoje!!

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito boa resenha dos meus 2 estilos favoritos, o Rockabilly e o Punk.
    Inclusive tenho tributos em rockabilly para bandas como The Clash e The Ramones.
    Muito Bom,
    Abraço, Ramis Abud.

    ResponderExcluir