domingo, 14 de março de 2010

Stray Cats " S/T " 1981


Clássico. Uma palavra para definir o melhor disco de Neo Rockabilly desde sempre na minha opinião. Obviamente existem muitos discos que foram marcantes no estilo, mas esse primeiro álbum dos Stray Cats é muito especial. Uma das maiores virtudes que vejo nele é o fato de querer inovar e não simplesmente copiar o que os mestres do Rockabilly já tinham feito na década de '50. Claro, as influências estão presentes no disco, inevitável, mas ele tem também muita atitude e personalidade, que é primordial num grande disco! E nisso Brian Setzer, Lee Rocker e Slim Jim Phantom sabiam muito bem como e o que fazer para conseguir os resultados !


Desde a gravação moderna para a época, que já era um sinal que não procuravam soar como mais uma gravação feita na Sun o qualquer outro estúdio dos anos '50, que é muito comum no gênero, e principalmente a música, que tinha muita força e vitalidade, mostrando que o Rockabilly era uma realidade ainda e não um estilo que ficou preso ao passado. Isso também graças ao produtor e expert em som Rockabilly Dave Edmunds.


E levar o Rockabilly novamente para as paradas de sucesso de todo mundo é um feito e tanto, mesmo o estilo se mantendo vivo década após década com vários músicos, ele desde seus dias de glória não tinha mais conseguindo tanta exposição na grande mídia. E isso foi uma motivação para jovens de todas as partes montarem suas bandas, descobrirem o Rockabilly, e manter a chama viva. Aliado a música de primeira tinha o visual, que mantinha a elegância característica do Rockabilly, e agora com enormes topetes coloridos e tatuagens, e tudo isso nos clips deram muito resultado ! Foram sucessos na então emergente MTV, e deram um impacto maior ainda na carreira da banda ! Dos pequenos palcos apertados foram para grandes clubes e estádios lotados, tocando lado a lado com grandes nomes e lendas da música.


" Runaway Boys ", " Rumble In Brighton ", " Stray Cats Strut " ou " Fishnet Stockings " são alguns dos excelentes momentos do disco, em que a banda mostra muita força num álbum de estréia, em canções hoje todas imortalizadas. " Rock This Town " é um hit até hoje, presente em rádios rock de todas as partes. " Storm The Embassy " é pura personalidade, desde seu andamento em um quase Punk Rock ou apenas uma grande canção Pop, até sua letra inusitada, em que retrata um momento político de tensão internacional que rolava na época. Covers bem sacados em versões brilhantes como " Ubangin Stomp ", " Jeannie, Jeannie, Jeannie " ou " My One Desire " ajudou os novos rockers a descobrirem as raízes do som Rockabilly.


Enfim, uma obra prima do Rock'n' Roll, um disco que nunca vai envelhecer e sempre soando atual, mostrando que assim como o Jazz ou Blues, o Rockabilly é um estilo musical atemporal, e que sempre vai resistir ao tempo e suas modas , com um lugar especial para todo fã de boa música !

Nenhum comentário:

Postar um comentário