quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Godless Wicked Creeps !


Umas das melhores bandas que surgiram na década de '90 ( para muitos a melhor!),o Godless Wicked Creeps fez história no Psychobilly mundial. Vindos da pequena Dinamarca ( um país que já tinha revelado Nekromantix e Taggy Tones para o mundo ) o GWC foi formado oficialmente em 1993, na cidade de Aahrus, por Thomas Mejer na guitarra e vocal, Martin Budde na bateria e Kim Jeppesen no baixo de pau.


Gravam uma demo com 6 faixas, que teve ótima repercussão na Europa, e chamando atênção do principal selo Psychobilly do momento, Crazy Love Records, que contrata os caras para o lançamento do primeiro álbum. " Victim Of Science " é lançado, e mostra todo o poder da banda em 14 faixas destruidoras! Um Psychobilly rápido, doente e contagiante, aliando agressividade e melodia em doses certas, um clássico ! Esse disco inclusive tem um clip muito bom, da música " China Chick ", que você pode ver no youtube, muito foda !! Escute faixas como " Graveyard Blues ", " On The Road Again ", " Agregata ", " Thee Candyman ", " Crazy Hormones ", " Sunday Nights " e outras para sentir o poder da banda ! Um belo início, e o aumento da popularidade na Europa, com shows em vários países, o começo do sucesso...


Depois de uma grande estréia fica as incertezas de como manter o nível. Mas no caso do GWC a parada é outra, o disco seguinte ia estar definitivamente entre os melhores do Psychobilly de todos os tempos !!!

" Hellcoholic ", lançado também pela Crazy Love, fez o nome dos caras de vez, tanto na cena Psycho quanto fora dela. Um disco impecável, tanto na produção e parte gráfica genial ( a capa dos 3 primeiros discos são obras de arte ! ) quanto nas músicas sensacionais !!

É clássico atrás de clássico nesse disco ! Desde a faixa de abertura com " We Are Rockers ", passando pela bela " You Better Run ", a balada psicótica " Boy Scout ", um instrumental com gaita e banjo, num Country-Psycho absurdamente fantástico, mostrando toda musicalidade dos caras em " Instrumental Disease " ( nome mais que perfeito para essa faixa )! " Hellcoholic " e sua letra para todos os drunkabillies do planeta, o Neo Rockabilly de " Home, Sweet Home ", " Masturbation " e sua homenagem a essa forma de lazer ( prazer ) tão apreciada por homens e mulheres. Tem ainda " Funky Bastard ", uma canção furiosa em um momento e em outro uma levada de ...Funk ! A banda tira uma onda dessa moda artificial de Black music entre hippies / estudantes brancos modernos e descolados da época ( hoje não mudou muita coisa né ), genial ! 12 faixas perfeitas, e depois que acaba o cd tem uma entrevista numa rádio dinamarquesa, com uma música inédita ao vivo. Esse cd vendeu muito bem, teve lançamento em picture disc, e levou os caras a tocarem por toda a Europa. Outra lance bacana era o zine / informativo chamado " Wicked News " feito por eles, e informando tudo relacionado a banda.



O disco seguinte, " Hystereo, marcaria uma nova fase no som do GWC. Um disco diferente dos 2 primeiros, um pouco mais experimental, que prova que a banda procurava sempre alternativas na sua música do que ficar simplesmente repetindo os velhos clichês. Uma parte do álbum é porradaria pura, da melhor qualidade, como só eles sabem fazer: " The Other Side ", " Why ", " Too Drunk To Drink " e " Sound Of Speed ". Alguns momentos de calmaria no meio da tempestade com a maravilhosa " Little Green Man " ( que inclusive tem uma versão num single para as rádios ) e no cover dos Beatles " Glass Onion " que ficou demais ! E faixas com passagens totalmente imprevisíveis e caóticas como " 1995 ", " Loveless And Depraved " e " Skinflick " que fez torcerem narizes de alguns fãs e aumentar a admiração da maioria pela ousadia. " Hystereo " é um instrumental Psycho - Surf sensacional. Um disco pra ouvir com muita atênção. A banda vai para a estrada novamente, por toda Europa e finalmente para os Estados Unidos, onde fazem uma série de shows aumentando a popularidade entre os americanos. Kim e Martin decidem ficar por lá mais um tempo e tirar umas férias. Thomas prefere voltar para a Dinamarca, e comunica logo em seguida que vai deixar a banda, que acaba pegando todos de surpresa, já que o GWC vivia um ótimo momento, com muitos shows e o discos vendendo bem.


Muitos boatos dão como certo o fim da banda, já que parecia meio impossível continuar sem o Thomas. Mas decidem seguir em frente, e 2 novos integrantes entram para o GWC: o guitarrista Nikolai Grummersgaard e o vocalista Lars Jeppesen, irmão do Kim, no vocal. " Smile ", o quarto álbum, é lançado, mostrando que conseguiram manter a banda viva apesar da mudança radical na formação, com muitos elogios da crítica especializada e fãs. O som também tem algumas novas influências, principalmente de Garage, estilo que os novos integrantes trouxeram de suas ex-bandas, e que acabou soando bem no som do GWC. Mas apesar disso a banda decide encerrar suas atividades logo depois. Lembro que por volta de 2000/2001, quando me correspondia com eles já fazia um tempinho, recebi um cartão postal do baterista Martin, dizendo que estava tudo certo para os shows no Brasil ( quem estava agilizando tudo aqui era o Vlad, então dos Catalépticos, se não me falha a memória ), parece que ia rolar um show em Nova Iorque ( Big Rumble NY ) e depois disso Brasil. Mas esses shows nos E.U.A acabaram sendo cancelados por algum motivo, e o GWC estranhamente resolve encerrar suas atividades, uma lástima. Um pouco antes disso tudo rolar ainda consegui entrevistar o baixista Kim para meu zine na época, o Alternar, e pretendo postar essa entrevista aqui um dia.


Martin esteve no Brasil faz uns anos com sua banda de Garage music The Defectors, onde ele toca teclados ( acho que essa banda está na ativa até hoje, não tenho certeza ), Kim também esteve aqui faz pouco tempo com o Heavy Trash ( banda com o Jon Spencer ) onde ele toca baixo acústico. E o Thomas voltou pra cena Psychobilly com sua nova banda " Jhonny Nightmare ", que já lançou 2 álbuns.

Godless Wicked Creeps foi uma banda sensacional, e deixou com muito estilo seu nome na história do Psychobilly !!!

2 comentários:

  1. Com certeza a melhor banda de Psychobilly que surgiu nos anos 90.

    ResponderExcluir
  2. Diga-se de passagem o Johnny Nightmare é outra banda top, diferente dos projetos esquisitos que os outros músicos tocaram: como o Kim tocou na estranhíssima Siberian Mad Dogs e depois na menos pior Powersolo, recentemente esteve no Brasil com o projeto de John Spencer, Heavy Trash. e Martin insistindo com o Defectors.

    ResponderExcluir