segunda-feira, 29 de março de 2010

Top 15 de Março !


Oh, Lonesome Me - Johnny Cash
Midnight Train - Johnny Burnette Trio
Right Behind You Baby - Ray Smith
Johnny Valentine - And Anderson
Miss Frogie - Warren Smith
Cut Across Shorty - Eddie Cochran
Glad All Over - Carl Perkins
Baby Please Dont Go - Billy Rilley
Sentimental Fool - Barbara Pitmen
Michael Myers - The Meteors ( foto )
Castle Of Death - The Boppin' Kids
Psychotic Paradise - Gorilla
Love You So - The Astro Zombies
Rockabilly Rebel - Matchbox
The Other Side - Godless Wicked Creeps

quinta-feira, 25 de março de 2010

Letra: " I Walk The Line " - Johnny Cash



" I Walk The Line "

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time.
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine,
I walk the line
I find it very, very easy to be true
I find myself alone when each day is through
Yes, I'll admit I'm a fool for you
Because you're mine,
I walk the line
As sure as night is dark and day is light
I keep you on my mind both day and night
And happiness I've known proves that it's right
Because you're mine,
I walk the line
You've got a way to keep me on your side
You give me cause for love that I can't hide
For you I know I'd even try to turn the tide
Because you're mine,
I walk the line

terça-feira, 23 de março de 2010

Escolhendo um disco...


Eddie Cochran e sua garota escolhendo um vinil...O que será que eles compraram nesse dia?

Rockabilly no Punk Rock !


Que a música e estilo Rockabilly são influências quase diretas em tudo que ouvimos hoje em dia no Rock'n'Roll não é nenhuma novidade. Resolvi escrever esse texto hoje, onde falo da conexão entre dois estilos que curto muito: Rockabilly e Punk Rock ! Na minha opinião, a maior virtude do Punk Rock ( veja bem, falo apenas da parte musical do Punk Rock, e não do conteúdo das suas letras, já que isso é bem complexo e merece uma outra matéria, e em outro lugar também...) é sua ligação direta com o Rockabilly no sentido de resgatar a simplicidade e originalidade de volta a música. Numa época em que a música vivia de exibições de técnicas inúteis, músicos, bandas, letras e capas de discos com inspiração nas drogas e suas " viagens ", e com canções durando até 20 minutos, com discos chegando a ter 3/4 faixas graças a duração do tempo, o Punk Rock colocou as coisas em ordem novamente !

E bandas que podem ser consideradas como as maiores do estilo, por centenas de motivos, tinham uma forte relação com o Rockabilly e sua atitude rebelde e não conformista: The Ramones, Sex Pistols e The Clash. Os Ramones sempre deixaram bem claro que sua intênção era resgatar o puro Rock'n'Roll, sua simplicidade no som e letras ( Chuck Berry por exemplo ) e fizeram do seu jeito, criando um estilo único e original. Sex Pistols tinha Sid Vicious, um fanático por Eddie Cochran ! Diz uma lenda que aquele cabelo arrepiado era pra ser um topete na verdade, mas que ele não conseguiu fazer o corte. Se isso é verdade ou não pouco importa, mas ele gravou 2 faixas, " C'mon Everybody " e " Something Else " do Eddie Cochran. Os Pistols também gravaram " Rock Around The Clock " de Bill Haley e " Johnny B. Goode " de Chuck Berry. E numa banda posterior aos Pistols, com dois ex-integrantes chamada The Professionals, regravaram " Baby I Don't Care ", que foi gravada por Elvis e também Buddy Holly. Johnny Rotten era sempre visto usando ternos ou creepers, que provavelmente deve ter irritado muito os Teddy Boys da época !

The Clash talvez seja a banda que resgatou melhor o espiríto do Rockabilly no Punk Rock, seja no som ou no visual. A gravação de " Brand New Cadillac " de Vince Taylor, no álbum " London Calling ", ficou eternizada mesmo pelo Clash, até hoje muita gente pensa que essa música é deles. Eles tem uma música chamada " Midnight Log " no álbum " Sandinista ", e que é um excelente Rockabilly ! E depois do final do Clash, Joe Strummer montou outra banda chamda " The Latino Rockabilly War ".

Obviamente existem muitas outras bandas que tinham um forte ligação com o Rockabilly, como o Generation X, banda do Billy Idol, que fez uma canção para o Elvis chamada " King Rocker ". E também vale lembrar do Mike Ness tanto em carreira solo quanto no Social Distortion nos Estados Unidos desde os anos '80 com sua mistura legítima de Punk e Rock'n'Roll. Mas resolvi falar apenas dessas 3 bandas em especial como as mais representativas na sua época. E logo mais vou escrever outra matéria, com as bandas de Neo Rockabilly que gravaram canções de bandas do Punk Rock !

quinta-feira, 18 de março de 2010

Matchbox "Rockabilly Rebel"



My Mama don't like it, the way I comb my hair,
Papa thinks I'm crazy, in the clothes I wear
It's a hit come on records and I play it all day
But I'm what I am and I'm gonna keep a rockin' that way.

[Chorus]
I'm a rockabilly rebel from head to toe
I gotta keep a-rockin' everywhere I go
Everybody join us, we're good company
Be a real cool cat, be a rockabilly rebel like me.

The kids in the schoolhouse they couldn't wait too long,
When the school is over, they put their cat clothes on,
Oughta hear the slap bass swingin' to the band
It is a real rockin' rhythm that is sweepin' all over this land

[Chorus]

Squares get the message get the boppin' beat,
Let them tramp through your body, to the head to your feet,
Shakin' in your shoes, boy, oh, don't it make you feel wow,
Well if you can't dance, we're not gonna show you how.

[Chorus]

domingo, 14 de março de 2010

Stray Cats " S/T " 1981


Clássico. Uma palavra para definir o melhor disco de Neo Rockabilly desde sempre na minha opinião. Obviamente existem muitos discos que foram marcantes no estilo, mas esse primeiro álbum dos Stray Cats é muito especial. Uma das maiores virtudes que vejo nele é o fato de querer inovar e não simplesmente copiar o que os mestres do Rockabilly já tinham feito na década de '50. Claro, as influências estão presentes no disco, inevitável, mas ele tem também muita atitude e personalidade, que é primordial num grande disco! E nisso Brian Setzer, Lee Rocker e Slim Jim Phantom sabiam muito bem como e o que fazer para conseguir os resultados !


Desde a gravação moderna para a época, que já era um sinal que não procuravam soar como mais uma gravação feita na Sun o qualquer outro estúdio dos anos '50, que é muito comum no gênero, e principalmente a música, que tinha muita força e vitalidade, mostrando que o Rockabilly era uma realidade ainda e não um estilo que ficou preso ao passado. Isso também graças ao produtor e expert em som Rockabilly Dave Edmunds.


E levar o Rockabilly novamente para as paradas de sucesso de todo mundo é um feito e tanto, mesmo o estilo se mantendo vivo década após década com vários músicos, ele desde seus dias de glória não tinha mais conseguindo tanta exposição na grande mídia. E isso foi uma motivação para jovens de todas as partes montarem suas bandas, descobrirem o Rockabilly, e manter a chama viva. Aliado a música de primeira tinha o visual, que mantinha a elegância característica do Rockabilly, e agora com enormes topetes coloridos e tatuagens, e tudo isso nos clips deram muito resultado ! Foram sucessos na então emergente MTV, e deram um impacto maior ainda na carreira da banda ! Dos pequenos palcos apertados foram para grandes clubes e estádios lotados, tocando lado a lado com grandes nomes e lendas da música.


" Runaway Boys ", " Rumble In Brighton ", " Stray Cats Strut " ou " Fishnet Stockings " são alguns dos excelentes momentos do disco, em que a banda mostra muita força num álbum de estréia, em canções hoje todas imortalizadas. " Rock This Town " é um hit até hoje, presente em rádios rock de todas as partes. " Storm The Embassy " é pura personalidade, desde seu andamento em um quase Punk Rock ou apenas uma grande canção Pop, até sua letra inusitada, em que retrata um momento político de tensão internacional que rolava na época. Covers bem sacados em versões brilhantes como " Ubangin Stomp ", " Jeannie, Jeannie, Jeannie " ou " My One Desire " ajudou os novos rockers a descobrirem as raízes do som Rockabilly.


Enfim, uma obra prima do Rock'n' Roll, um disco que nunca vai envelhecer e sempre soando atual, mostrando que assim como o Jazz ou Blues, o Rockabilly é um estilo musical atemporal, e que sempre vai resistir ao tempo e suas modas , com um lugar especial para todo fã de boa música !

terça-feira, 9 de março de 2010

Batmobile news !


E quem promete material novo para esse ano também é o grande Batmobile ! Numa entrevista para o fanzine alemão Psycho Mania, Jeroen Haamers disse que eles estão com material nas mãos para um disco novo, e ainda que tem muita coisa arquivada / registrada desde 1983, e que pode ser lançada em um box, com dvd e um disco ao vivo. Fantástico se isso tudo realmente acontecer, quem viu o Batmobile ao vivo no Brasil sabe que a parada é de alto nível no palco, show pra guardar para sempre na memória ! E um disco de inéditas seria um grande presente para os fãs de todo o mundo, vamos aguardar !!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mad Sin novo álbum !


Em abril deve chegar as ruas o novo disco dos alemães do Mad Sin. O que se sabe até o momento é que ele deve se chamar " Burn and Rise ", e vai ser lançado novamente pelo selo People Like You. O som deve ser o que temos escutado nos últimos discos deles, uma mistura de vários estilos, e uma dose suave de Psychobilly, bem diferente de outros tempos... Mais informações do Mad Sin e seu novo disco em breve !