domingo, 31 de janeiro de 2010

The Quakes no Brasil ?




Boatos cada vez mais fortes do Quakes no Brasil esse ano rolam por aí. Vai ser fantástico se isso for confirmado, pela importância dos caras dentro da cena Psychobilly mundial. É a primeira banda americana no estilo, lançaram discos pela Nervous Records ( principal selo Psycho da década de '80 ), tocaram no Klub Foot e nos grandes festivais da época de ouro do Psychobilly europeu. Estão na ativa desde 1986, sempre lançando discos de qualidade, em cada um com seu estilo particular, onde a banda procura não se repetir ou cair na mesmice, gostem ou não seu fãs. E uma das últimas bandas que ainda falta pra fechar o ciclo das principais do Psychobilly mundial que já visitaram o Brasil. Segue agora uma pequena biografia contando um pouco mais sobre essa grande banda! ps: foto em destaque de 1988.

THE QUAKES



The Quakes é a primeira e mais original banda americana de Psychobilly ! Começaram muito jovens ainda, precisamente em 1986 em Buffalo, New York. As influências nessa época foram as grandes bandas que faziam enorme sucesso pelo mundo com um Rockabilly moderno como Polecats, Rockats e principalmente os Stray Cats.

E como não existia uma cena para o Quakes nos Estados Unidos seguiram os passos dos seus compatriotas Stray Cats, juntaram todas as coisas e mudaram para Londres em 1987. Uma cidade que nunca deixou o Rockabilly morrer, e ainda criou um novo estilo que fazia enorme sucesso com centenas de bandas: o Psychobilly !


O primeiro show do Quakes na Europa foi num grande festival na Bélgica, com um público de 4.000 Psycho’s de toda Europa ! E foi um grande começo para a banda...

Voltando para Londres, e com um contrato com o maior e principal selo Rockabilly / Psychobilly do momento, a Nervous Records ( que tinha em seu cast grandes bandas como Restless, Batmobile, Coffin Nails, The Sharks, Frenzy, Torment, Frantic Flintstones, Skitzo e muitas outras !! ) é lançado seu primeiro álbum em 1988.

O disco hoje é um clássico absoluto do Psychobilly ! E um detalhe curioso: a capa é uma homenagem aos ídolos Stray Cats, que gostaram muito, e pediram para conhecer os rapazes do Quakes num show em Londres em 1990 !!

A banda entrou definitivamente no circuito Psycho, tocando muitas vezes no lendário “ Klub Foot ”, e em todos os grandes festivais Psycho’s pela Europa , inclusive nos 2 primeiros “ Big Rumble ”, que durante muito tempo foi o maior festival do estilo no mundo, e que acontecia anualmente na Inglaterra.

Obviamente nem tudo foram flores na carreira da banda, nessa época passaram muitas dificuldades, morando em squats, deportação por falta de visto de trabalho e a morte do baterista no Estados Unidos. Mesmo assim deram a volta por cima e seguiram em frente.

Os discos seguintes “ Voice Of America “ e “ New Generation “ , lançados entre os anos de 1990 e 1993, aumentaram a popularidade deles por toda Europa e fora dela. A gravadora Sony Music do Japão contratou o Quakes , com a banda fazendo uma série de shows pelo país e finalizando com um disco ao vivo na cidade de Tokyo.

Sem nunca dar um tempo na carreira o Quakes lançou vários álbums, todos excelentes, e sempre excursionando por todo o mundo. Em 2006 é comemorado os 20 anos de aniversário , e com uma grande tour pelos Estados Unidos. Com a explosão do Psychobilly nos E.U.A, finalmente a banda é reconhecida em sua casa, com shows sold outs pelos país, e influência para a nova geração de bandas americanas, principalmente o Tiger Army ( no primeiro disco do T.A quem gravou o baixo foi Rob Peltier do Quakes ).

Em 2009 é lançado o 7 álbum de estúdio “ Negative Charge “, um disco excelente na melhor tradição do Quakes, com a banda na estrada fazendo shows pelos Estados Unidos e Europa.

Liderados desde o início pelo talentoso vocalista / guitarrista Paul Roman, o Quakes sempre manteve o alto nível dos discos e shows, com músicas contagiantes e originais. Muitas influências são ouvidas no som da banda, que nunca se prendeu a um único estilo, passeando com desenvoltura tanto pelo Psychobilly ou Rockabilly, ou um pouco mais Pop ( inclusive já gravaram covers de Depeche Mode e Echo And The Bunnymen ).

Com o Brasil definitivamente na rota internacional do Psychobilly mundial, e com as visitas dos grandes montros do gênero como The Meteors, Guana Batz, Demented Are Go, Batmobile, Mad Sin, Long Tall Texans e outros, é mais que na hora dos Quakes se apresentarem por aqui e mostrar o verdadeiro Psychobilly americano, completando o círculo das grandes bandas que já visitaram nosso país !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário